Luiz Fernando de Palma

Fui gerente e diretor de grandes empresas, como Bridgestone, Robert Bosch, Autolatina Brasil (associação entre Ford e Volkswagen) e Cimento Itaú (Grupo Votorantim), tendo experiência na consultoria e gestão de assuntos jurídicos e corporativos. Participei de reorganizações societárias, negociações de incentivos fiscais e regimes especiais de tributação para a instalação de fábricas e abertura de novos negócios. Gerenciei equipes para formação e dissolução de Joint-ventures e aquisições de empresas, incluindo-se a condução dos respectivos processos de due diligence. Atuei na contratação de advogados e consultores externos, estruturação e liderança de equipes multidisciplinares.

 

Tive exposição internacional em países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Venezuela, adquirindo prática no reporte de atividades e resultados para as matrizes na Alemanha, Estados Unidos e Japão. Trabalhei na implantação de códigos de conduta e na administração de comitês de ética e programas de Ética & Compliance. Agrego experiência na gestão de planos de ação específicos à comunicação e relacionamento da empresa com seus públicos (interno e externo), imprensa, consumidores e entidades governamentais e setoriais. Aprovado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) para atuar no Cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais.

 

A partir de outubro de 2018, tornei-me sócio da BIZUP - Business Leverage, uma plataforma de negócios com foco na criação e implementação de soluções e estratégia e gestão que geram alto impacto na performance do cliente.

 

             Formação

Graduação em Direito – USP – Universidade de São Paulo – 1976​​

Pós-graduação em Teoria do Estabelecimento Comercial I e II – USP - Universidade de São Paulo – Faculdade de Direito – Departamento de Direito Comercial – 1979​

Graduação em Administração – Universidade Mackenzie- Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administração – 1984​

Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Social / Jornalismo – Faculdade Cásper Líbero – 2016​​

Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores – IASP, de acordo com a Res. CNJ 125/2010 – 2016​​

Pós-Graduação - Especialização em Meios Alternativos de Resolução de Conflitos Humanos (MARCHs), sob coordenação da Des. Dra. Maria Cristina Zucchi, concluído na ESA – OAB/SP em Dezembro de 2018.

Por onde andei

Empresas e Cargos

BRIDGESTONE DO BRASIL E BRIDGESTONE AMERICAS TIRE OPERATIONS – LATIN AMERICA TIRE DIVISION

07/2003 A 12/2015

Multinacional japonesa, do segmento de pneus

Gerente Geral de Assuntos Corporativos Bridgestone Brasil 06/2013 – 12/2015

General Counsel / Bridgestone Latin America Tire Operation and Legal Affairs Director / Bridgestone Brazil – 05/2010 – 05/2013

Diretor de Assuntos Jurídicos e Governamentais – 12/2005 – 04/2010

Gerente da Divisão de Assuntos Jurídicos – 07/2003 – 11/2005

 

ROBERT BOSCH LIMITADA  

09/1995 A 09/2002

Multinacional europeia, do segmento de autopeças e equipamentos eletroeletrônicos

Gerente Jurídico para América do Sul

Assessor Gerencial Jurídico-Tributário

 

AUTOLATINA BRASIL S.A. (Joint-Venture Ford e Volkswagen)

03/1992 A 07/1995

Multinacional alemã e norte-americana, do segmento de veículos

Gerente Executivo para Assuntos Tributários

 

COMPANHIA CIMENTO PORTLAND ITAÚ (VOTORANTIM)

06/1987 A 03/1992

Empresa nacional, do segmento de cimento, cal e mineração

Gerente de Divisão Jurídica

 

THE FIRST NATIONAL BANK OF BOSTON

12/1984 A 06/1987

Multinacional norte-americana, do segmento financeiro

Consultor Jurídico Sênior

 

SERFINA S.A. – ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES

06/1982 A 11/1984

Multinacional argentina e espanhola, do segmento de indústria e comércio

Advogado Pleno

 

PINHEIRO NETO ADVOGADOS

04/1975 A 05/1982

Empresa nacional, serviços de advocacia e assistência jurídica

Advogado

O que andei fazendo

Em Pinheiro Neto - Advogados, análise de contratos internacionais, empréstimos e financiamentos de sindicatos de bancos do exterior, registro de capital estrangeiro.

​No Departamento de Impostos e Sociedades da holding brasileira do Grupo Bunge, consultoria societária e fiscal, documentação societária e de mercado de capitais da companhia aberta Moinho Santista e suas coligadas. Treinamento individual em áreas de administração de empresas para comprovação de horas de estágio na graduação como Bacharel em Administração.

​No BankBoston, como consultor jurídico sênior, participação no projeto de expansão do número de agências e dependências das instituições financeiras do Grupo.

Na gerência da Divisão Jurídica da Cia. Cimento Portland Itaú (Grupo Votorantim), reorganização societária das mineradoras e cimenteiras do grupo Cimento Itaú nas regiões centro-oeste, sudeste e Estado da Bahia, atos societários de seis incorporações, uma cisão e duas aquisições de empresas e respectivos direitos minerários, contratos de permutas de ações, planejamento societário e fiscal dessas operações. 

Como Gerente Executivo para Assuntos Tributários da Autolatina Brasil, estruturação contratual das importações de veículos montados das marcas Ford, Volkswagen e Audi, outsourcing da logística de exportação de peças originais no MERCOSUL, negociações de acordos setoriais (programa “Carro Popular”) e de incentivos fiscais para localização da nova fábrica de caminhões Volkswagen em Resende (RJ), gestão das equipes de Planejamento e Procedimentos Tributários e de Consultoria e Contencioso tributário. Nos anos de 1994 e 1995 participei do complexo processo de dissolução da joint- venture entre FORD e VOLKSWAGEN, no Brasil e Argentina.

​Na Robert Bosch Ltda. reestruturação do departamento jurídico para a América do Sul, expandindo as competências em direito civil e comercial, contratos, direito do consumidor, do meio ambiente e da propriedade intelectual.  Habilitação da empresa ao Regime Automotivo brasileiro, operações de reorganização societária e a compra da fábrica de freios da AlliedSignal.  Projetos de revisão fiscal, gerenciamento de passivo trabalhista, atividades de treinamento interno para conscientização de responsabilidade civil por defeito do produto e direitos do consumidor.

​Na Divisão de Assuntos Jurídicos da Bridgestone Firestone do Brasil, prospecção de local (site selection) para a abertura de fábrica com capacidade de produção de 8.000 pneumáticos/dia para veículos de passeio e camionetes, em Camaçari, na Bahia, objeto de projeto de investimento de US$ 260 milhões. Coordenação de grupo multidisciplinar responsável pela elaboração e implantação do Código Bridgestone de Conduta em outubro de 2005, passando a liderar o Comitê de Ética e do Programa “De Portas Abertas” da Bridgestone do Brasil.

​Como Latin America General Counsel, na estrutura regional designada por Bridgestone Americas Tire Operations - Latin America, reportando-se matricialmente ao Diretor Geral e Presidente da subsidiária brasileira e tecnicamente ao General Counsel, Corporate Compliance and International, da Bridgestone Americas, Inc., supervisão das gerências jurídicas das subsidiárias da Bridgestone da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Venezuela.

​No exercício das funções do Departamento de Assuntos Corporativos da Bridgestone do Brasil:

​1. Gestão do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e estratégias postas em prática para melhorar o conceito da empresa no site “Reclame Aqui”;

2. Gestão da assessoria de imprensa e integração dos vários porta-vozes da empresa com o novo plano de comunicação corporativa para aumentar o “awareness” das marcas de produtos e serviços;

3. Projeto de responsabilidade social e incentivo ao esporte, “Escolinha Bridgestone de Futebol”, para 96 meninos carentes de 09 a 13 anos, matriculados em escolas de ensino fundamental das Prefeituras de Santo André, Camaçari e Campinas;​

4. Patrocínio e ativação de divulgação de duas edições (2014 e 2015) do livro “Libertadores – Paixão que nos une”, escrito pelo jornalista Nicholas Vital, contando a história completa do mais tradicional torneio de futebol interclubes das Américas: “a Copa Bridgestone Libertadores”;

5. Gestão do patrocínio, montagem e ativação da divulgação da Exposição “Libertadores – Paixão que nos une”, instalada em 2015 no Museu do Futebol (Pacaembu – São Paulo), Museu Brasileiro do Futebol (Mineirão – Belo Horizonte) e na Casa da Cultura Mario Quintana (Porto Alegre);

​6. Gestão do patrocínio e implantação das Campanhas de Educação Bridgestone no Trânsito – “Pense antes de dirigir” em convênio com as Prefeituras de Santo André e Campinas em 2014.

 

Missão

Servir à sociedade pela disseminação dos meios alternativos de resolução de conflitos em um mundo transformado pela tecnologia digital.

 

Visão

A partir da crença de que nada será como antes, ser referência entre os que perseguem novos caminhos para a resolução de conflitos de interesses e controvérsias, facilitando a comunicação e o diálogo em diferentes contextos.

 

Valores

Confidencialidade, integridade, respeito, responsabilidade social, pontualidade e paixão.

No que eu acredito

 
(11) 5533-7259  /  99442-6360
Redes Sociais