
Luiz Fernando de Palma
Fui gerente e diretor de grandes empresas, como Bridgestone, Robert Bosch, Autolatina Brasil (associação entre Ford e Volkswagen) e Cimento Itaú (Grupo Votorantim), tendo experiência na consultoria e gestão de assuntos jurídicos e corporativos. Participei de reorganizações societárias, negociações de incentivos fiscais e regimes especiais de tributação para a instalação de fábricas e abertura de novos negócios. Gerenciei equipes para formação e dissolução de Joint-ventures e aquisições de empresas, incluindo-se a condução dos respectivos processos de due diligence. Atuei na contratação de advogados e consultores externos, estruturação e liderança de equipes multidisciplinares.

Tive exposição internacional em países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Venezuela, adquirindo prática no reporte de atividades e resultados para as matrizes na Alemanha, Estados Unidos e Japão. Trabalhei na implantação de códigos de conduta e na administração de comitês de ética e programas de Ética & Compliance. Agrego experiência na gestão de planos de ação específicos à comunicação e relacionamento da empresa com seus públicos (interno e externo), imprensa, consumidores e entidades governamentais e setoriais. Aprovado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) para atuar no Cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais.
A partir de outubro de 2018, tornei-me sócio da BIZUP - Business Leverage, uma plataforma de negócios com foco na criação e implementação de soluções e estratégia e gestão que geram alto impacto na performance do cliente.
Formação
Graduação em Direito – USP – Universidade de São Paulo – 1976
Pós-graduação em Teoria do Estabelecimento Comercial I e II – USP - Universidade de São Paulo – Faculdade de Direito – Departamento de Direito Comercial – 1979
Graduação em Administração – Universidade Mackenzie- Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administração – 1984
Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Social / Jornalismo – Faculdade Cásper Líbero – 2016
Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores – IASP, de acordo com a Res. CNJ 125/2010 – 2016
Pós-Graduação - Especialização em Meios Alternativos de Resolução de Conflitos Humanos (MARCHs), sob coordenação da Des. Dra. Maria Cristina Zucchi, concluído na ESA – OAB/SP em Dezembro de 2018.

Por onde andei
Empresas e Cargos
BRIDGESTONE DO BRASIL E BRIDGESTONE AMERICAS TIRE OPERATIONS – LATIN AMERICA TIRE DIVISION
07/2003 A 12/2015
Multinacional japonesa, do segmento de pneus
Gerente Geral de Assuntos Corporativos Bridgestone Brasil 06/2013 – 12/2015
General Counsel / Bridgestone Latin America Tire Operation and Legal Affairs Director / Bridgestone Brazil – 05/2010 – 05/2013
Diretor de Assuntos Jurídicos e Governamentais – 12/2005 – 04/2010
Gerente da Divisão de Assuntos Jurídicos – 07/2003 – 11/2005
ROBERT BOSCH LIMITADA
09/1995 A 09/2002
Multinacional europeia, do segmento de autopeças e equipamentos eletroeletrônicos
Gerente Jurídico para América do Sul
Assessor Gerencial Jurídico-Tributário
AUTOLATINA BRASIL S.A. (Joint-Venture Ford e Volkswagen)
03/1992 A 07/1995
Multinacional alemã e norte-americana, do segmento de veículos
Gerente Executivo para Assuntos Tributários
COMPANHIA CIMENTO PORTLAND ITAÚ (VOTORANTIM)
06/1987 A 03/1992
Empresa nacional, do segmento de cimento, cal e mineração
Gerente de Divisão Jurídica
THE FIRST NATIONAL BANK OF BOSTON
12/1984 A 06/1987
Multinacional norte-americana, do segmento financeiro
Consultor Jurídico Sênior
SERFINA S.A. – ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES
06/1982 A 11/1984
Multinacional argentina e espanhola, do segmento de indústria e comércio
Advogado Pleno
PINHEIRO NETO ADVOGADOS
04/1975 A 05/1982
Empresa nacional, serviços de advocacia e assistência jurídica
Advogado

O que andei fazendo
Em Pinheiro Neto - Advogados, análise de contratos internacionais, empréstimos e financiamentos de sindicatos de bancos do exterior, registro de capital estrangeiro.
No Departamento de Impostos e Sociedades da holding brasileira do Grupo Bunge, consultoria societária e fiscal, documentação societária e de mercado de capitais da companhia aberta Moinho Santista e suas coligadas. Treinamento individual em áreas de administração de empresas para comprovação de horas de estágio na graduação como Bacharel em Administração.
No BankBoston, como consultor jurídico sênior, participação no projeto de expansão do número de agências e dependências das instituições financeiras do Grupo.
Na gerência da Divisão Jurídica da Cia. Cimento Portland Itaú (Grupo Votorantim), reorganização societária das mineradoras e cimenteiras do grupo Cimento Itaú nas regiões centro-oeste, sudeste e Estado da Bahia, atos societários de seis incorporações, uma cisão e duas aquisições de empresas e respectivos direitos minerários, contratos de permutas de ações, planejamento societário e fiscal dessas operações.
Como Gerente Executivo para Assuntos Tributários da Autolatina Brasil, estruturação contratual das importações de veículos montados das marcas Ford, Volkswagen e Audi, outsourcing da logística de exportação de peças originais no MERCOSUL, negociações de acordos setoriais (programa “Carro Popular”) e de incentivos fiscais para localização da nova fábrica de caminhões Volkswagen em Resende (RJ), gestão das equipes de Planejamento e Procedimentos Tributários e de Consultoria e Contencioso tributário. Nos anos de 1994 e 1995 participei do complexo processo de dissolução da joint- venture entre FORD e VOLKSWAGEN, no Brasil e Argentina.
Na Robert Bosch Ltda. reestruturação do departamento jurídico para a América do Sul, expandindo as competências em direito civil e comercial, contratos, direito do consumidor, do meio ambiente e da propriedade intelectual. Habilitação da empresa ao Regime Automotivo brasileiro, operações de reorganização societária e a compra da fábrica de freios da AlliedSignal. Projetos de revisão fiscal, gerenciamento de passivo trabalhista, atividades de treinamento interno para conscientização de responsabilidade civil por defeito do produto e direitos do consumidor.
Na Divisão de Assuntos Jurídicos da Bridgestone Firestone do Brasil, prospecção de local (site selection) para a abertura de fábrica com capacidade de produção de 8.000 pneumáticos/dia para veículos de passeio e camionetes, em Camaçari, na Bahia, objeto de projeto de investimento de US$ 260 milhões. Coordenação de grupo multidisciplinar responsável pela elaboração e implantação do Código Bridgestone de Conduta em outubro de 2005, passando a liderar o Comitê de Ética e do Programa “De Portas Abertas” da Bridgestone do Brasil.
Como Latin America General Counsel, na estrutura regional designada por Bridgestone Americas Tire Operations - Latin America, reportando-se matricialmente ao Diretor Geral e Presidente da subsidiária brasileira e tecnicamente ao General Counsel, Corporate Compliance and International, da Bridgestone Americas, Inc., supervisão das gerências jurídicas das subsidiárias da Bridgestone da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Venezuela.
No exercício das funções do Departamento de Assuntos Corporativos da Bridgestone do Brasil:
1. Gestão do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e estratégias postas em prática para melhorar o conceito da empresa no site “Reclame Aqui”;
2. Gestão da assessoria de imprensa e integração dos vários porta-vozes da empresa com o novo plano de comunicação corporativa para aumentar o “awareness” das marcas de produtos e serviços;
3. Projeto de responsabilidade social e incentivo ao esporte, “Escolinha Bridgestone de Futebol”, para 96 meninos carentes de 09 a 13 anos, matriculados em escolas de ensino fundamental das Prefeituras de Santo André, Camaçari e Campinas;
4. Patrocínio e ativação de divulgação de duas edições (2014 e 2015) do livro “Libertadores – Paixão que nos une”, escrito pelo jornalista Nicholas Vital, contando a história completa do mais tradicional torneio de futebol interclubes das Américas: “a Copa Bridgestone Libertadores”;
5. Gestão do patrocínio, montagem e ativação da divulgação da Exposição “Libertadores – Paixão que nos une”, instalada em 2015 no Museu do Futebol (Pacaembu – São Paulo), Museu Brasileiro do Futebol (Mineirão – Belo Horizonte) e na Casa da Cultura Mario Quintana (Porto Alegre);
6. Gestão do patrocínio e implantação das Campanhas de Educação Bridgestone no Trânsito – “Pense antes de dirigir” em convênio com as Prefeituras de Santo André e Campinas em 2014.
Missão
Servir à sociedade pela disseminação dos meios alternativos de resolução de conflitos em um mundo transformado pela tecnologia digital.
Visão
A partir da crença de que nada será como antes, ser referência entre os que perseguem novos caminhos para a resolução de conflitos de interesses e controvérsias, facilitando a comunicação e o diálogo em diferentes contextos.
Valores
Confidencialidade, integridade, respeito, responsabilidade social, pontualidade e paixão.
No que eu acredito